Sindicato dos Peritos Papiloscopistas do Estado do Parana - SINPPAR PR

Caro Papiloscopista:

 

Nesta seção você poderá acompanhar e visualizar várias ações do SINPPAR de interesse da categoria. Conversas, ações e movimentos necessários em prol da contínua melhora do ambiente da categoria junto aos dirigentes, governo, sociedade e próprios Papiloscopistas.

 

Não deixe de ler e estar sempre atualizado sobre os assuntos de sua categoria.

 

Um grande abraço,

 

Corpo Diretivo SINPPAR-PR

E lembre-se: "SINDICATO FORTE É PERÍCIA FORTE"!

2011 - PRIMEIRA CARTA DO SINPPAR AOS PAPILOSCOPISTAS DO PARANA:

Curitiba, 18 de Agosto de 2011.

 

A todos os colegas Papiloscopistas do Estado do Paraná

Assunto: criação do SINPPAR - Sindicato dos Peritos Papiloscopistas Policiais do Estado do Paraná

 

Participamos a todos os colegas Papiloscopistas do Estado do Paraná a CRIAÇÃO do nosso SINDICATO, o SINPPAR – SINDICATO DOS PERITOS PAPILOSCOPISTAS POLICIAIS DO ESTADO DO PARANÁ.

 

Primeiramente cabe a informação que os atos de criação do SINPPAR se consolidaram com o registro do nosso Estatuto no último dia vinte e cinco. E que a consolidação de nossa criação, foi efetuada na forma da Lei, obedecendo rigorosamente todos os trâmites legais e burocráticos, possibilitando-nos a partir de agora o exercício de fato dos atos da Diretoria, entre eles: divulgar nossa existência!

 

Nosso Estatuto está devidamente Registrado, e em breve estará disponível através da internet para todos os interessados. O SINPPAR não é de poucos, mas sim: ___ para todos, para todos os papiloscopistas!

 

E assim, terá canal aberto de comunicação, via twitter, Orkut, facebook, E-mail, e pelo nosso site. Todos os nossos atos serão públicos e apresentados em tempo real para toda nossa classe.

 

Viemos para agregar e não para separar: ___Iniciaremos o nosso trabalho unindo a nossa classe pelo interesse direto a todos os papiloscopistas. E sempre que nossos interesses forem ao encontro dos interesses dos investigadores, dos escrivães e dos delegados uniremos forças.

 

Mas nunca deixaremos de vislumbrar que o SINPPAR nasceu para cuidar prioritariamente das necessidades dos Peritos Papiloscopistas Policiais. Por óbvio que existem interesses comuns à toda a categoria policial, como existem questões exclusivamente do interesse dos Papiloscopistas, e é aqui a grande diferença de termos um Sindicado específico para nossa categoria, pois nenhum outro Sindicato teria o interesse voltado 100% às nossas necessidades. Sem deixar de se beneficiar da união entre todos os nossos colegas quando for providencial.

 

O SINPPAR tem como objetivo central representar os interesses dos PAPILOSCOPISTAS da Polícia Civil do Paraná, nos casos pertinentes e de acordo com a lei, sempre zelando pela ordem pública e prestigiando as negociações e acordos amigáveis.

 

Nossa Diretoria está composta com os seguintes colegas:

 

Presidente JORGE LUIZ DE LIMA

Vice-presidente SHIRLEY PAGNOSI CORRÊA

Diretor Executivo ALFREDO MARCOS DO PRADO

Suplente DELMAR FERRONATO

Diretora Financeira CAROLINE CEZAR DE M. BUENO BECKERT

Suplente FÁBIO TADEU DAMBROS

Diretor Jurídico AMILCAR JAWAD OMAIRI

Suplente THIAGO FREITAS DE MEDEIROS

Diretor de Comunicação e Rel. Institucionais ALAN DIEGO M. SOARES

Suplente ANNA CRISTINA ALVES LANCONI

Conselho Fiscal ARTHUR ATOLINI

ANA CRISTINA BUENO MION

JAMYLE NOILTHALENE SADOSKI DE SOUZA

 

Lembrem - se:

 

somos representantes dos Papiloscopistas do Estado do Paraná, unificadores de idéias e de ideais, o SINPPAR é para todos nós e por todos nós. Logo, receber sugestões, questionamentos, pareceres, elucidar as dúvidas, entre outros: é o nosso maior objetivo. Pois nascemos para unificar e lutar por toda a categoria, seja a de Funcionário Público, a de Policial Civil, por fim a de Peritos Papiloscopistas Policiais.

 

O SINPPAR, já apresentou os devidos ofícios às autoridades competentes formalizando sua atuação frente aos interesses da nossa classe. E nossa primeira necessidade será a participação efetiva no novo Estatuto da Polícia Civil do Estado do Paraná, no qual daremos atenção a questão principal que será a adequação da nossa nomenclatura para PERITOS PAPILOSCOPISTAS POLICIAIS.

 

Assim, estamos preparando um Parecer fundamentado onde apresentaremos todas as questões de fato e de direito que vão ao encontro de nossos anseios. Colocamos aqui de forma modesta, apenas alguns enfoques dos quais está sendo norteado nosso parecer.

 

A natureza Técnica Científica Pericial de nossas atribuições se tornou apenas mais um dos argumentos, já que tal fato sequer é debatido atualmente no cenário nacional posto a sua obviedade. Colocando-se como mais um fortalecedor de argumento.

Somos Peritos Papiloscopistas Policiais sim:

 

Executamos a confecção de Laudos, pautado em ciência papiloscópica;

Catalogamos Registros Criminais e as informações relativas ao artigo 809 do Código de Processo Penal;

Efetuamos reconstituição facial humana (retrato falado);

Detemos e alimentamos o banco de dados de Identificação Civil e Criminal;

Somos os responsáveis pelo cadastro civil de todo o estado;

Efetuamos pareceres conclusivos sobre falsidade documental;

I dentificamos o Autor do Delito;

Temos a aptidão de coletar as impressões digitais, mantendo a finalidade científica para a qual se prestam;

Identificamos cadáveres com avançado estágio de putrefação;

Recebemos formação técnica específica na ESPC;

 

Diga-se que este rol é meramente exemplificativo, devido, a abrangência técnico profissional e policial da nossa carreira.

 

Em nosso parecer falaremos ainda sobre a Lei 89/2001, da ADI 1477-3/DF, sobre o projeto de Lei apresentado pelo Deputado Federal Marcus Vicente, à Câmara dos Deputados onde se reconhece como peritos os papiloscopistas de Polícia Civil e Federal. Falaremos ainda sobre o anúncio quanto a modificação do artigo 159 do Código Penal feito durante o I Fórum Nacional sobre Papiloscopia e Institutos de Identificação do Brasil, realizado em Brasília.

 

São muitas as aclamações populares e jurídicas para o nosso reconhecimento profissional: Em Rondônia um Mandado de Segurança impetrado pela ADEPRO para assegurar que o concurso público para o cargo de papiloscopista fosse de exigência de nível superior obstou o andamento do referido certame que fazia exigência de nível de segundo grau de escolaridade e reconheceu o direito adquirido daqueles que já investidos no cargo executavam a função.

 

Temos ainda o parecer da PGE n°46/2010, favorável ao nosso pleito, sendo minuciosamente pontuado no nosso Parecer específico quanto a esta questão. Falaremos também sobre o Projeto de Lei 528/2007 do Deputado Stephanes Júnior, dando nova redação ao artigo 7º da Lei º 096 /2002, alterando a terminologia de “Papiloscopista” para “Perito Papiloscopista”.

 

Por fim, o Parecer do SINPPAR, trará todas e questões e outras pertinentes de forma minuciosa e específica, porque nas breves pontuações ora colocadas, temos o simples objetivo de informar a toda a categoria que estamos preparados, apresentar nossas idéias e esclarecer a todos qual é a posição de nosso Sindicato.

 

Sim, é isso:

Agora nós Papiloscopista do Paraná, temos um sindicato exclusivo cuidando dos nossos interesses mais nobres e nos tornaremos mais fortes a cada dia, e para isso dependemos além da dedicação de nossa Diretoria do apoio incondicional de toda a classe dos Papiloscopistas do Paraná, para que a nossa UNIÂO seja, mais um ponto ao nosso favor, e para isso, contamos com a participação intensa de todos.

Nosso momento é agora!

Nosso Sindicato chega no melhor momento político!

 

Onde podemos contar com as conjecturas políticas e administrativas positivas e totalmente favoráveis a nossa classe, seja a de Policiais Civis, seja na especificação de Peritos.

 

Somos um Sindicato pós-contemporâneo, prezamos pelos bons acordos, pelos bons relacionamentos, temos meios legais e legítimos de persuasão!

 

Assim estaremos “ao lado” de todas as autoridades para concretizar nossos anseios, mas no momento em que for necessário nos colocarmos “de frente” e que nem mesmo a nossa estratégia de comunicação mais consistente for eficaz, então, neste momento não hesitaremos:

 

Faremos uso de toda nossa força, temos consciência da nossa importância social, e financeira para o estado. Sabemos que toda sociedade através da Polícia Civil, depende do nosso trabalho, seja a participação em uma investigação, seja na identificação legal de um cadáver, seja no importante “gesto” de fornecer uma carteira de identidade ao povo paranaense. Sim: somos fundamentais e sabemos disso!

 

CONVIDAMOS a todos a participar da nossa luta !!!

 

Estamos muito felizes e esperançosos com a formação do nosso SINPPAR – SINDICATO DOS PERITOS PAPILOSCOPISTAS POLICIAIS.

 

E acima de tudo, Estamos confiantes em nossas convicções,

 

Contamos com todos vocês,

 

Jorge Luiz de Lima Shirley Pagnosi Corrêa

                   Presidente Vice-Presidente